Este mês, a Biblioteca Municipal Dr. António Garção sugere…
O HOSPITAL

De Leslie Wolfe
Alma dos Livros, 2025
Costumava acreditar que tinha a vida perfeita: um marido amoroso, uma carreira brilhante e uma casa de sonho entre montanhas e pinheiros. Mas tudo começou a ruir quando descobri que o meu marido me estava a trair. E então vieram os sinais… sombras à espreita, o som de passos atrás de mim, a sensação de estar a ser seguida… estarei a enlouquecer?
ACORDO NO HOSPITAL E NÃO CONSIGO LEMBRAR-ME DE NADA.
Os médicos dizem que me atacaram. A polícia faz-me imensas perguntas e eu não sei como responder. Acho que não acreditam em mim, especialmente porque não consigo explicar como é que encontraram uma mulher morta em minha casa.
TUDO O QUE SEI É QUE HÁ UMA VOZ NA MINHA CABEÇA A DIZER-ME QUE ESTOU EM PERIGO.
Cada rosto ao meu redor esconde algo, cada sussurro carrega segredos. Fragmentos de memória voltam como relâmpagos – um aviso, alguém a observar-me, a perseguir-me, um perigo mais próximo do que jamais imaginei. Não sei em quem posso confiar, mas sei que preciso de escapar, e que tenho de fazer tudo o que for preciso para sobreviver.
A MULHER DO ANDAR DE CIMA

De Freida McFadden
Alma dos Livros, 2025
Um casamento cheio de segredos. Uma mulher incapaz de falar.
Victoria Barnett tem tudo: uma carreira de sucesso como enfermeira, um marido bonito e carinhoso, uma bela casa nos subúrbios e um plano para a preencher com filhos.
É a vida perfeita, ou, pelo menos, parece ser.
Até que, uma noite, Victoria é levada de urgência para o hospital após um acidente grave. Ela sobrevive, mas sofre uma lesão cerebral traumática que a deixa incapaz de andar ou falar. Condenada ao silêncio dentro do seu próprio corpo, carrega um segredo desconhecido por todos — uma revelação feita antes do acidente, que se fosse revelada, mudaria tudo.
Quando Sylvia Robinson é contratada como sua enfermeira particular, vê a oportunidade como um verdadeiro golpe de sorte. Um emprego bem remunerado, uma casa luxuosa para trabalhar e um patrão, Adam Barnett, que parece ser o marido perfeito, sempre atencioso e preocupado com a esposa.
Porém, conforme os dias passam, Sylvia começa a perceber que há algo errado naquela casa. A mansão isolada parece esconder segredos, e o comportamento errático de Adam levanta suspeitas. Mas o que realmente a intriga são os olhos de Victoria – estarão eles a tentar dizer-lhe algo?
Presa entre o silêncio inquietante de Victoria e as palavras encantadoras de Adam, Sylvia precisa de descobrir a verdade antes que seja demasiado tarde.
A VIÚVA DO MÉDICO

De Daniel Hurst
Porto Editora, 2025
Mesmo depois de tudo, ela confiou nele.
Agora, vai ter de pagar o preço…
Eu amava o meu marido, o Dr. Drew Devlin, mas fui traída. E ele acabou por morrer.
Quando hoje abro a porta da nova e luxuosa moradia que comprei com o dinheiro do seguro de vida do Drew, sinto que o futuro me sorri. O meu segredo está a salvo e mal posso esperar para desfrutar da minha fortuna recente em liberdade, como mereço.
Ainda por cima, conheci o Roger. Não estava à procura de um novo amor, mas, à medida que passamos os dias (e as noites) juntos, apercebo-me de que ele é exatamente aquilo de que preciso neste momento. O Roger não tem nada em comum com o Drew: é espontâneo e romântico e, principalmente, verdadeiro.
Até à noite memorável em que um deslize leva a uma confidência e a uma descoberta trágica: será que, como eu, o Roger não é bem quem diz ser?
Terei convidado novamente a morte para a minha cama?
Tudo farei para que a sombra do passado não me alcance…
UMA NOVA ESPERANÇA

De Colleen Hoover
Topseller, 2025
Há treze anos que Holder não tem notícias de Hope – desde o dia em que ela foi raptada e levada para longe dele -, mas nunca deixou de a procurar, sempre perseguido por um enorme remorso e um devastador sentimento de culpa. Contudo, quando uma tragédia envolve a sua irmã gémea, Les, a necessidade de encontrar a amiga desaparecida torna-se mais forte do que nunca.
Certo dia, cruza-se com uma rapariga que se parece com Hope e decide aproximar-se dela, tentando estabelecer uma ligação que lhe permita encontrar alguma paz de espírito. Apesar das semelhanças, ela insiste que o seu nome é Sky e que não o conhece. Só que, percebendo que o passado dela alberga alguns traumas e memórias reprimidas, Holder não aceita que ela se afaste e tenta fazer de tudo para a ajudar.
Mas estarão eles preparados para as memórias dolorosas que estão prestes a desenterrar? E conseguirão seguir em frente e encontrar o seu caminho?
A CAIXA DA GRATIDÃO

De Margarida Fonseca Santos
Fábula, 2025
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.
Que ideia era aquela? A professora Fátima estava sempre a inventar. Fazer voluntariado? Escrever uma mensagem a agradecer aos colegas um gesto, uma amabilidade, uma ajuda? Marco, para não variar, achava tudo aquilo um disparate.
Sentada ao lado de Marco nas aulas, a Margarida foi descobrindo que havia fortes razões para o colega ser tão rebelde e provocador. Depressa percebeu que tinham de agir, a escola não podia abandonar o Marco.
Marco, Margarida e todos os colegas envolvidos no plano do voluntariado viram as suas vidas ganhar um novo sentido. Derrubadas as resistências iniciais, a caixa da gratidão foi-se enchendo de mensagens.
A FAMÍLIA TOTÓ

De David Walliams
Porto Editora, 2025
Os Bacoradas vivem numa casa de campo a cair aos bocados chamada Solar Bacorada. A casa está na família há centenas de anos e fica situada na zona rural de Inglaterra.
Os quadros estão virados de pernas para o ar, as janelas estão rachadas, mas nada disso interessa, porque é o lugar a que esta família chama de lar.
A família Totó é composta pelo Lorde Berto, que inventou as cuecas insufláveis, perfeitas para quem cair ao mar; a Dama Berenice que é obcecada por cavalos e anda sempre com roupa de montar, mas não tem nenhum cavalo. A não ser o imaginário. Temos ainda a Avó Bacorada, a Benedita, a filha mais velha do casal, que é um diabrete, sobretudo com o irmão mais novo, Brutus. Temos ainda o Mordomo, o Cândido, é a avestruz de estimação, e a Baronesa, um antigo carro de luxo que funciona com pedais.
Com uma casa a cair aos pedaços e uma avestruz à solta… e todas estas particularidades… será que é sequer seguro abrir este livro?
O OVO BOM

De Jory John
Alma dos Livros, 2024
Para seres feliz, não precisas de ser perfeito
O Ovo Bom tem sido bonzinho desde que se lembra. Enquanto os seus colegas de caixa se portam mal, o Ovo Bom faz sempre tudo certo, é gentil e amável.
Aposto que estás a pensar, «quão bom pode ser um ovo»? Bem… Ele pode regar as tuas plantas. Pode trocar-te o pneu se tiveres um furo. Até te pode pintar a casa. Para qualquer coisa que precises, lá está ele! É verdade. É mesmo muito bom.
Mas um dia começa a quebrar. Será da pressão de querer ser sempre perfeito?
Uma história maravilhosa que nos lembra da importância de manter o equilíbrio, de cuidarmos de nós e de aceitarmos integralmente aqueles que amamos (mesmo os seus defeitos).
A MINHA PESSOA PREFERIDA

De Kiara terra
Tcharan, 2024
Para o protagonista deste livro, a pessoa mais especial do mundo é a sua avó, que vive longe, do outro lado do mar. A saudade é grande, e os dias são marcados pelos sonhos das férias de verão, quando finalmente podem estar juntos outra vez. As férias são o momento mais esperado, porque com a avó tudo se transforma em brincadeira e diversão — não há mais ninguém no mundo que brinque como ela.
Neste relato ternurento, cheio de carinho e afeto, acompanhamos uma história de amor entre gerações, onde a distância não apaga os laços, mas apenas faz crescer a vontade de estar junto. (Prémio Matilde Rosa Araújo 2023).
A MINHA MAGIA
De Gaia Guasti
Paleta, 2024
Um jovem detetive, personagem principal deste livro, está em busca do Bazoo Azul.
Ao longo da história, vai ouvindo coisas horríveis e assustadoras sobre esta criatura com as pessoas com quem se cruza.
Até que finalmente o encontra e tem uma grande surpresa.
No final, ele aprende que nem sempre se deve ouvir os julgamentos e opiniões dos outros, pois muitas vezes são falsos.
Cheio de imaginação e humor, este livro lembra que os boatos são injustos e maldosos e promove a aceitação daqueles que são diferentes e vêm de fora.
As ilustrações alegres e cheias de pormenores para explorar e o texto divertido e em verso tornam a leitura deste livro muito apelativa para os mais novos.